O 6° Festival Nacional da Massa – FenaMassa encerrou com recorde de público e de faturamento. Em nove dias de evento, entre 8 e 24 de novembro, mais de 30 mil pessoas passaram pelo Centro Histórico de Antônio Prado. Com isso, o faturamento dos expositores foi superior a R$ 2.300.000,00. No total, foram mais de 20 mil refeições servidas em cinco restaurantes e expositores de alimentação e sete toneladas de massas consumidas.
“Foram muitos meses de trabalho que resultaram em um grandioso festival. Temos certeza de que os visitantes conseguiram aproveitar o melhor da gastronomia e conhecer as belezas e a história de Antônio Prado”, destacou o presidente da FenaMassa, Artur Baldin.
Entre os pontos altos, o concurso do Maior Comedor de Tortéi atraiu a atenção. No dia 15 de novembro, 14 participantes concorreram ao título, mas no fim Neimar Zamboni conseguiu bater o recorde e comer 143 tortéis. Na edição de 2017, o vencedor comeu 128 unidades.
Nos palcos, grandes nomes do cenário nacional como Guri de Uruguaiana, Mano Lima, Grupo Rodeio, Orquestra de Brinquedos, Os Bertussi e Grupo Tholl. Os artistas locais também marcaram presença: Cris Bianco, Bando Sertanejo, Ima e Amigos, Coral Vozes do Prado, Ney Marcon, Arco Balleno, Estação Sertaneja, Orquestra de Baterias, Projeto Gaitaço, Projeto Cordas que Cantam, da Núcleo Escola de Música, entre outros.
Neste ano, o evento contou com a tradução em libras dos Desfiles Cênicos, abertura e encerramento e o show do Guri de Uruguaiana. Além disso, foi anunciado Zulmir Testolin como presidente da 7º Festival, que ocorre em 2021.
Tradição e novidades na 6ª edição
A FenaMassa reuniu mais de 70 atrações que envolveram o público em uma atmosfera típica italiana. O ponto alto aconteceu dias 10 e 24 de novembro, quando centenas de pessoas acompanharam o Desfile Cênico, na Avenida Valdomiro Bocchese. Cerca de 350 figurantes, entre comunidade e visitantes, retrataram a história da cidade e tornaram real o tema A história construindo o presente.
Já nos dias 15 e 16 de novembro, foi a vez do público vivenciar as tradições italianas com os Jogos Coloniais. Fazer biguli, debulhar milho, plantar milho, arremesso de queijo, corrida de cariola, corrida de trator, corrida de saco, chute a gol e mini 48 foram as provas que divertiram os visitantes.
Os amantes da velocidade e dos colecionáveis foram agraciados com dois momentos: nos dias 9 e 17 de novembro, o evento recebeu os encontros de Harley Davidson e de Carros Antigos, respectivamente. Já nos dias 17 e 24 de novembro, foi a vez de queimar calorias com o 1° Pedal Beneficente e a 1ª Corrida da Massa, respectivamente.