A 7ª edição do Festival Nacional da Massa – a FenaMassa – registrou um público de 35 mil pessoas durante os 11 dias de programação. O número surpreendeu a organização e superou a última edição em 2019. Após um hiato devido à pandemia, a festa trouxe alegria, cultura e fartura ao Centro Histórico de Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil.
Os cinco restaurantes, que juntos ofertaram mais de 80 variedades de massa, somados à Praça de Alimentação, serviram cerca de 12 mil refeições. A FenaMassa teve início em 4 de novembro e seguiu até este último domingo, dia 20, com show de encerramento realizado pela Família Lima.
Apresentações nacionais, intervenções culturais, desfiles, jogos coloniais, passeios turísticos e oficinas gastronômicas fizeram parte de uma festa recheada de atrações. O principal destaque do festival, a massa, também teve sua devida visibilidade em diversas ocasiões. O famoso concurso de Maior Comedor de Tortéi chamou a atenção de todos mais uma vez. O público parou para ver Neimar Zamboni se tornar bicampeão da competição ao comer 95 unidades.
A 7ª edição foi presidida por Zulmir Testolin e pela vice Paula Lovatel Soso – que está à frente do evento em 2023. A data da 8ª edição deve ser divulgada em breve pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado, responsável pela realização da FenaMassa.
Atrações
Os Jogos Coloniais agitaram o Festival em frente à Igreja Matriz em duas oportunidades. Produção de biguli, corrida de carriola, arremesso de queijo e corrida de saco foram algumas das atrações.
Já a realização do Desfile Cênico e Cultural “A História construindo o presente”, emocionou os presentes e contou com a participação de 400 figurantes distribuídos em 19 alas. Por cerca de uma hora em um trajeto de 300 metros o público se aglomerou nas calçadas da Avenida Valdomiro Bocchese, junto ao Centro Histórico, para assistir ao passado ser contado e celebrado. O desfile, assim como outras atrações da festa, contou com a tradução em libras, mostrando a preocupação com a inclusão por parte do evento.
O Concurso de Maior Comedor de Tortéi, mesmo com a participação de 18 inscritos, teve Neimar Zamboni comendo novamente a maior quantidade da iguaria. Ele já havia vencido a competição em 2019. Em segundo lugar ficou Juliano de Moura que comeu 88 unidades, e em terceiro, Ismael Manfron, que somou 80 tortéis. Os três primeiros colocados receberam prêmios dos patrocinadores e expositores da feira. Ao todo foram preparados 52 quilos de tortéi para a competição. Não havia custos para participar da prova, mas cada participante precisou ingerir o mínimo de 40 unidades de tortéi para ter a conta isenta.
A FenaMassa - Espaço LIC RS foi uma realização da CIC Antônio Prado, e contou com apoio da Prefeitura de Antônio Prado. Patrocínio: Água Mineral Bamboo, Ciklo Geradores, Essenza Desing, Indústria de Bebidas Serrana, Moinho do Nordeste, Pincéis Roma, Viprado, Cooprado, Universum Móveis do Brasil e Transprado. Financiamento: Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas façanhas na cultura.
A Programação Artística e Cultural, Lei Federal de Incentivo à Cultura, contou com o patrocínio das empresas: Dohler Antônio Prado, Elliottiiis do Brasil Indústria Moveleira Ltda, Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda e Voler Móveis Ltda, e foi uma realização da CIC Antônio Prado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Pátria Amada Brasil.