31-10-2019

FenaMassa 2019 terá grandes novidades

O 6º Festival Nacional da Massa acontecerá em três finais de semana e terá desfiles temáticos.

O 6º Festival Nacional da Massa – FenaMassa 2019 já tem data marcada para movimentar o Centro Histórico de Antônio Prado. O evento acontecerá de 8 a 24 de novembro do próximo ano, sempre às sextas, sábados e domingos.

Uma das novidades desta edição é que o evento acontecerá em três finais de semana, com muitas atrações culturais, passeios turísticos, história e claro, boa gastronomia.

O presidente do festival, o Artur Baldin, o vice-presidente, o Alexandre Tonin e os coordenadores dos comitês de trabalho já estão, literalmente, com a mão na massa, planejando cada detalhe do evento.

Outra grande novidade desta edição está por conta do Comitê de Programação Cultural, que recebeu do presidente do evento, a missão de realizar desfiles temáticos que retratarão os 120 anos de história de Antônio Prado, o legado dos nossos imigrantes, entre outros tantos aspectos que ajudaram na construção de nosso município. 

O presidente destacou que os desfiles irão mostrar aos visitantes uma pouco mais da nossa história. “Os desfiles envolvem toda a comunidade. Há um sentimento de cooperação e também de orgulho de nossa história, e nossas raízes. Acredito que realizar os desfiles será um grande marco da 6ª edição da FenaMassa.”

A programação do evento contará com atrações do estado e artistas locais. Em breve a programação completa do evento será divulgada.

 

Infraestrutura do evento também terá novidades 

E não é só a parte cultural que terá novidades, a parte de infraestrutura do evento também terá algumas mudanças.

Os palcos do evento serão instalados nas ruas Luiza Bocchese e Francisco Marcantônio, com o objetivo de integrar ainda mais a programação cultural ao festival e de oferecer maior acessibilidade aos espaços dos shows.

O coordenador do comitê de infraestrutura, Zulmir Testolin, destaca que as mudanças da parte de estrutura da FenaMassa 2019 foram planejadas com base nos feedbacks do público e também dos expositores da edição passada. “Estamos planejando um novo ambiente para o setor de negócios da feira, com o intuito de oferecer mais qualidade ao expositor e uma variedade maior de produtos aos nossos visitantes, mas sempre dando prioridade àquilo que é produzido em Antônio Prado”.

Quanto a parte gastronômica, a FenaMassa continuará contando com cinco espaços para restaurantes, onde o visitante encontrará diversas variações da estrela da festa, a massa. Além dos restaurantes no evento haverá também espaços oferecendo outras opções de alimentação, mas sempre com aquele sabor inconfundível do que é produzido em Antônio Prado.

Os mais diversos tipos de massas, entre eles tórtei, conchiglione, talharim, penne, rondeli, rigatone, farfale, ravióli, nhoque, lasanha, canelone, panqueca, fettucine, tortelini e fusilli, com molhos de diferentes sabores, serão as estrelas de Antônio Prado, atraindo mais de 25 mil visitantes para a Cidade Mais Italiana do Brasil, em 2019.

 

FenaMassa - Muito além de um evento

Desde a primeira edição, o evento tem contribuído com o fomento da economia local, em diferentes setores do município, já que, com o grande número de visitantes, aumenta a procura pela comercialização de diversos produtos e serviços. Além disso, o festival gera oportunidades de empregos diretos e indiretos e impulsiona as locações na rede hoteleira.

Desde 2012, a FenaMassa tem sido um importante cartão de visitas para a cidade, pois além de movimentar o comércio durante sua realização, com incremento de entorno de 30% nas vendas, possibilita o fomento empresarial, a qualificação, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a promoção e divulgação de Antônio Prado.

A FenaMassa tem como eixos estratégicos: o fomento ao empreendedorismo, incentivando a criação de novos empreendimentos, principalmente no setor alimentício; a qualificação através da promoção de cursos, visitas técnicas, oficinas, tanto para empreendedores do setor alimentício, bem como para os amantes da culinária e comunidade em geral; a preservação do patrimônio histórico, através do incentivo ao desenvolvimento do turismo sustentável por meio da valorização e preservação do patrimônio histórico, tanto material como imaterial da cidade de Antônio Prado; e a promoção e divulgação da cidade mais italiana do Brasil.

 

 

Total de todas as edições

Público Visitante: Aproximadamente 90 mil pessoas

Cursos de Qualificação: 76

Oficinas Gastronômicas: 68

Pessoas qualificadas: Aproximadamente 3 mil pessoas qualificadas

Total de atividades durante o Festival: 350

Apresentações de atrações locais: 95

Massas consumidas e comercializadas (toneladas): 17

Faturamento expositores: Mais de R$ 2 milhos e 500 mil reais.

Número de refeições servidas: Mais de 45 mil 

Pessoas envolvidas em cada comitê de trabalho: Mais de 300

 

Comitês de trabalho FenaMassa 2019

A organização da FenaMassa é feita pelos comitês de trabalho, formados por pessoas voluntárias da comunidade  dos mais diversos segmentos de atuação,  amantes da gastronomia, com notório saber sobre a cultura e a história da cidade, entre outros.

Conheça os comitês de trabalho da FenaMassa 2019:

Comitê Executivo:

Presidente: Artur Baldin

Vice-presidente: Alexandre Tonin

Coordenadora do Comitê de Qualificação: Paula Lovatel Soso

Coordenadora do Comitê de Divulgação: Patrícia Schenkel

Coordenador do Comitê de Captação de Recursos: Roberto José Dalle Molle

Coordenador do Comitê de Eventos Gastronômicos: Felipe Anziliero

Coordenador do Comitê de Infraestrutura: Zulmir Testolin

Coordenador do Comitê de Venda de Espaços: Adriano Borella Perosa

Coordenador do Comitê de Programação Cultura: Uiliam Leoratto

 

Da esquerda para a direita: Adriano Borella Perosa, Uilian Leoratto, Alexandre Tonin, Artur Baldin, Roberto José Dalle Molle, Zulmir Testorlin e Felipe Anziliero. Foto: Thomas D’Ávila.  

 

Comitê de Captação de Recursos

Coordenador: Roberto José Dalle Molle

Integrantes:

Adriano Pedro Susin – Presidente CIC Antônio Prado

Diógenes k. Weber – Sociedade Hospitalar São José

Elias Bolzan - Viprado

Gustavo S. Giulian - Presidente FenaMassa 2017

Rodrigo Ravalello - Sicredi

Sadi Macagnan – Presidente Cooprado

 

Comitê de Divulgação

Coordenadora: Patrícia Schenkel

Integrantes:

Laís Lovison - Ambientar

Andreia Visentin - Comercial Visentin 

Carla Fantin - Mestranda de Turismo

Jocelei Pontel - Rota Turística Recantos Coloniais

 

Comitê de Eventos Gastronômicos

Coordenador: Felipe Anziliero – Chef

 

Comitê de Qualificação

Coordenadora: Paula Lovatel Soso

Integrantes:

Carla Fatin - Mestranda de Turismo

Cristine Pigozzo - Pratic Consultoria

Felipe Anziliero - Gastropub

Rocelana R. Conte - Empório do Sabor

 

Comitê de Infraestrutura

Coordenador:  Zulmir Testolin

Integrantes:

 Fernanda Marin – Casacom Arquitetura

Fernando Stefani – Casacom Arquitetura

Oinelde Valmorbida - Secretaria de Obras

Rodrigo Mussatto - Eletrônica Mussatto

 

Comitê de Venda de Espaços

Coordenador: Adriano Borella Perosa

Integrantes:

Elias Bolzan - Viprado

Maruício Caríssimi - Móveis Olimpio

 

Comitê de Programação Cultural

Coordenador:  Uilian Leoratto

Integrantes:

Eliete Rizzon - Casa do Artesão

Marines Corso Grazziotin

Marinez Magnabosco - Semear

Pe. Décio Podenski – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Rejane Cadoná – ACTG Cancela do Imigrante

Rudimar Ciconetto - CC Produções

Viviane Visentin - Sec. de Cultura


Fonte: Assessoria de Imprensa FenaMassa 2019





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.