18-03-2019

10 livros de gastronomia que você precisa ter na prateleira

No Dia Nacional do Livro, comemorado hoje, preparamos uma lista com 10 dos mais inspiradores livros de gastronomia que conhecemos. É um bom começo para montar uma biblioteca pessoal sobre o assunto. 

A Itália de Jamie, de Jamie Oliver (Editora Globo)
Neste livro, Jamie Oliver se embrenha na culinária italiana, uma de suas grandes paixões, e apresenta receitas de uma típica refeição italiana, com antepasto, entrada, prato principal e sobremesa. Jamie conta histórias de pessoas e lugares relacionados às receitas, tudo isso ilustrado com belas imagens. Sem dúvida, as receitas de massa são as que chamam mais atenção. São receitas relativamente simples de se fazer, no melhor estilo Jamie.

Cozinha Pop - As 100 Melhores Cenas Gastronômicas, de Mariane Lorente e Laura Salaberry (Panda Books)
Mais contemporâneo impossível, este livro une gastronomia e cultura pop ao mostrar receitas presentes em filmes e seriados. Tanto os apaixonados pelo cinema quanto os loucos por comida se apaixonam pelo visual e pelo conteúdo deste livro.

Receitas para pegar mulher, de Guga Rocha (Matrix)
O chef Guga Rocha assina as receitas deste livro. A ideia é ensinar os homens a cozinhar de forma divertida e criativa. Guga é conhecido por cunhar o termo Cozinha Tropicalista para a sua cozinha, por causa de sua ideias de diversidade e inovação. Ele é também apresentador do programa Homens Gourmet (FOX Life/Bem Simples). 

História do mundo em 6 copos, de Tom Standage (Zahar)
O autor, Tom Standage, faz um paralelo entre a história mundial e as bebidas. A divisão é feita em seis copos: a partir da cerveja, do vinho, dos destilados, do café, do chá e da Coca-Cola, ele conta como cada uma dessas bebidas influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. 

Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu, de Roberta Sudbrack (Edições Tapioca)
Uma das ideias da chef Roberta Sudbrack com este livro era descomplicar a cozinha. E isso já fica claro no título e nas fotos, feitas por ela, de pratos que foram servidos a clientes. Tudo ali é real. Preparar receitas da Roberta parece um desafio à primeira vista, mas vale a aventura, até porque a cozinha da chef é uma cozinha de possibilidade.

Mil-folhas - História ilustrada do doce, de Lucrecia Zappi (Cosac Naify)
Com edição primorosa, este livro mostra uma busca da jornalista e tradutora Lucrecia Zappi pela história dos doces, mostrando como eles traduzem um comportamento cultural. Aparecem aqui até mesmo as docerias de conventos da Idade Média.

Pão Nosso, de Luiz Américo (Panelinha)
Um dos maiores entendedores de pão do país, Luiz Américo faz uma linda defesa dos pães de fermentação natural em seu livro, que pode ser considerada a Bíblia sobre o assunto em língua portuguesa. As receitas inspiram a entrar nessa tendência de um pão mais saboroso.

Amo Nova York -150 endereços para amantes da gastronomia, de Alain Ducasse (Senac São Paulo)
Alain Ducasse faz um panorama da gastronomia de Nova York, mostrando desde o cachorro-quente vendido das calçadas até os restaurantes mais bacanas da cidade. É um retrato da cidade feito por ele do ponto de vista da comida. Inspirador, o livro funciona como um guia de viagem para os apaixonados por gastronomia.


Panelinha _ Receitas que funcionam, de Rita Lobo (Senac Editoras)
Criado a partir do site de mesmo nome e que faz um enorme sucesso, este livro segue também a mesma linha, reunindo receitas de jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, comida para criança e pratos variados.

Na Cozinha com Nigella, de Nigella Lawson (Best Seller)
Clássico livro da escritora e apresentadora Nigella Lawson. São 190 receitas, sendo 60 de preparo rápido. Nigella traz ainda dicas para a hora do preparo, fala sobre utensílios que não podem faltar. Ou seja, é um livro bem vida real.


Fonte: https://destemperados.clicrbs.com.br/hot-lists/10-





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.