23-03-2015

Conheça um pouco mais da Princesa de Antônio Prado: Joanna Forini Magnabosco

 A princesa de Antônio Prado, Joanna Forini Magnabosco, foi eleita em maio de 2013 e se despede do posto em 2015.

Conversamos com ela sobre sua experiência como soberana do município e qual sua relação com a Imigração Italiana.

Idade: 20 anos.

Formação: Estudante do curso de Administração de Empresas - Universidade de Caxias do Sul.

Livro preferido: Perdas e ganhos - Lya Luft.

Filme predileto: Truque de Mestre.

Hobby: Cozinhar.

Um sonho: Conhecer a Europa.

Prato preferido: Agnolini ao Molho Branco com Rúcula e Tomate Seco.

Quais suas metas profissionais?
Pretendo me formar na faculdade e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo meu pai na empresa da família.

Qual a sua relação com a cultura da imigração italiana?
A cultura italiana está presente no meu cotidiano. As comidas típicas, os tipos de artesanato e o legado dos costumes eu aprendi no convívio com meus avós que adoram contar histórias de antigamente dialeto “talian”. A proximidade com esses elementos e a história de superação e alegria desse povo torna ainda maior a admiração que sinto pela cultura italiana.

Como foi a experiência de representar a FenaMassa?
As divulgações pela região me proporcionaram conhecer cidades, também de colonização italiana, porém que abordam de formas distintas o legado deixado pelos nossos antepassados. Percebo que felizmente em Antônio Prado conseguimos manter vivos os costumes. Representar o Festival Nacional Massa em duas edições foi uma experiência maravilhosa, na qual adquiri aprendizados por meio dos quais passei a admirar ainda mais o nosso município e a cultura italiana que o engrandece.

Momento marcante da FenaMassa?
O encerramento da FenaMassa 2014 foi o momento mais marcante, pois recebemos o carinho e o reconhecimento do Comitê Gestor Geral e da comunidade pradense. A sensação de dever cumprido e de felicidade por ver o sucesso em mais uma edição do festival foram intensas, impossível de segurar as lágrimas.

Em meio a tantas festas e festivais em diversas cidades do Estado, o que você destaca de diferente na FenaMassa?
Antônio Prado mantém vivo o legado da colonização italiana que pode ser percebido em diversos aspectos. Diálogos no “talian” em um encontro cotidiano para contar histórias e novidades são formas de preservar este dialeto particular, principalmente entre as pessoas mais idosas, ou que ainda vivem no interior. Ao sentar-se à mesa, algum prato típico da culinária italiana ganha destaque, em particular a polenta e o “agnolini”. A “dressa” e o crochê são facilmente vistos em algumas casas da cidade. É o artesanato que carrega em seus detalhes as técnicas ensinadas pelas nonas, bem como as técnicas de cultivo no interior que são passadas de pai para filho. As ruas do centro da cidade são emolduradas por um cenário único de casas centenárias, preservadas pelo IPHAN, que contam a história de luta e trabalho de um povo que também sabe se divertir e fazer festa em família, geralmente ao redor de uma mesa farta. Antônio Prado se destaca por essas particularidades e esse cenário não é montado ou fictício. Tudo que aqui se encontra tem uma história, um motivo especial e verídico. Dessa forma, nossa cidade está sempre pronta para bem receber de forma particular os turistas. Sem dúvida é o grande diferencial: vivenciar a cultura com naturalidade.

Pretende continuar participando da FenaMassa nas próximas edições? De que forma?
Tenho um carinho muito grande pela FenaMassa e pretendo sempre me envolver com o festival, pois acredito ser uma forma de retribuir os momentos que vivenciei neste período de intensa dedicação como princesa. Sei que o festival demanda empenho de muitas pessoas para sua realização e estou disposta a ajudar no que for necessário, em todos os setores, seja na execução ou divulgação, em forma de apoio ao próximo trio de soberanas.

Qual a importância do festival para o município?
Além de ser um excelente atrativo turístico e instrumento de preservação do patrimônio material e imaterial, a FenaMassa estimula o empreendedorismo com a formalização de empresas familiares do setor alimentício. A cultura também é um destaque do festival, com apresentações artísticas locais, shows e atrações renomadas. O festival movimenta diversos setores da economia municipal e proporciona sensações únicas para os visitantes. A estrela principal da FenaMassa é a culinária italiana que mistura aromas e sabores, um agradável convite para uma refeição em família, com um cenário encantador.






A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.