INGREDIENTES:
Nhoque
500g de abóbora japonesa descascada e cortada (cerca de ¼ de abóbora grande)
1 batata grande (cerca de 200 g)
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Finalização e molho
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía
½ colher (chá) de sal
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno a 180ºC. Caso tenha comprado a abóbora com casca, descarte as sementes e corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm. Corte cada fatia em pedaços médios e descasque os pedaços.
Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia.
Enquanto isso, descasque e corte a batata em 4 pedaços. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macia. Escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.
Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque.
Na bancada limpa, coloque ½ xícara (chá) de farinha e, sobre ela, o purê de batata com abóbora. Com as mãos, vá misturando delicadamente para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para apertar a massa sobre ela mesma, virando sobre a farinha, apenas até conseguir formar uma bola. Atenção essa massa é úmida. Quanto mais você mexer, mais farinha vai precisar e o nhoque vai ficar pesado.
Para modelar os nhoques polvilhe um pouco de farinha de trigo numa assadeira grande e na bancada. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e enrole sobre a farinha, formando um cilindro de 2 cm de diâmetro. Com a espátula, corte o rolo em pedaços de 2 cm para formar os nhoques. Transfira os nhoques para a assadeira enfarinhada e repita com o restante, sempre polvilhando a bancada com um pouco de farinha.
Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 ½ colher (sopa) de sal.
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com a escumadeira, retire os nhoques cozidos, deixando escorrer bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita com todos os nhoques.
Para a finalização e o molho
Leve uma panela média com o caldo de laranja ao fogo médio. Assim que começar a ferver, tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Adicione o creme de leite, misture delicadamente com uma espátula e mantenha a panela em fogo médio.
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho reduzir e engrossar. Para verificar o ponto mergulhe uma colher no molho e verifique ele deve cobrir as costas da colher e, ao passar o dedo na superficie formando uma linha, o creme não deve escorrer. No total, o molho reduz ⅓ do volume inicial.
Enquanto o molho cozinha, aproveite para dourar os nhoques. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantos nhoques couberem, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e mexa a frigideira para dourar a superfície dos nhoques por igual.
Transfira os nhoques dourados para uma travessa e repita com o restante, sempre regando a frigideira com azeite a cada leva.