Nhoque de abóbora, sem glúten e sem lactose


INGREDIENTES:

400 abóbora paulista descascada e cortada em pedaços

7 colheres (sopa) de fécula de batata

4 colheres (sopa) de farinha de arroz

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1/2 colher (sopa) de chia hidratada

1 1/2 colher (sopa) de água quente

50 gramas de nozes demolhadas em água quente por 1 hora

150 mililitros de água

1 dente de alho pequeno e cortado finamente

sal a gosto

manjericão a gosto

 

MODO DE PREPARO:

Massa

Coloque as abóboras em uma assadeira, de preferência cobertas com papel alumínio, e leve ao forno a 220 graus para assar até que fiquem bem macias (mais ou menos 20 minutos), retire do forno e deixe esfriar.

Amasse as abóboras com o auxílio de um garfo e acrescente a chia hidratada, o azeite, sal, as 6 colheres de sopa de fécula de batata e a farinha de arroz. Misture com as mãos até se transformar numa massa lisa.

Em uma superfície plana, coloque um pouco de farinha de arroz e faça rolinhos com a massa. Corte os rolinhos em pedaços de mais ou menos 2 cm.

Encha uma panela com água, coloque um fio de óleo e um pouco de sal. Quando a água estiver fervendo, coloque o nhoque pra cozinhar aos poucos. Quando começarem a subir, retire-os da água e reserve.

 

Molho

Escorra as nozes demolhadas, desprezando a água. Bata no liquidificador com 150ml de água limpa e as folhas de manjericão, até se transformar num leite vegetal um pouco mais espesso.

Em uma panela, no fogo baixo, coloque o alho cortado para dourar levemente com o azeite. Acrescente 1 colher de sopa de fécula de batata  e misture por 2 minutos.

Vai se transformar numa massinha, que vai ajudar a engrossar o nosso molho. Coloque o leite de nozes aos poucos e vá dissolvendo essa massa. Acerte o sal e deixe ferver por cerca de 4 minutos.