19-10-2012

FenaMassa tem um verdadeiro filó italiano

Coral Vozes do Prado animou a platéia com representação do filó
Vozes entoam canções saudosas da mãe Itália. O vozerio feminino entabula uma conversa interminável. Mãos habilidosas bordam e cozinham. Outras, mais calejadas, jogam o quatrilho. Ragazzi de bochechas vermelhas lançam olhares indisfarsáveis para as signorinas sorridentes. A mesa posta de pães, polenta, formaggi e salame, enquanto copos de vinho se cruzam na alegre comemoração. Todos riem e dançam na celebração da vida chamada 'filó'.
O filó abrange um conjunto de atividades comunitárias que as famílias italianas promoviam aos fins de tarde. O costume de reunir a vizinhança num ritual alegre e religioso em que compartilhavam a cantoria, artesanato, histórias, jogos, brincadeiras, danças e culinária típica, ganhou um novo sentido entre os imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. Diante da natureza hostil e de promessas não cumpridas e de terríveis dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes, era preciso romper o isolamento. Os filós adquiriram o sentido da solidariedade, do apoio mútuo, de um espaço de sociabilidade e enriquecimento da vida comunitária. No filó, as crianças aprendem a cultura de seus antepassados, os jovens praticam o ritual de passagem para a vida adulta e os mais velhos celebram a sua Pátria de origem e reafirmam os valores da amizade e do companheirismo.
Tudo isso aconteceu no palco da FenaMassa, quando os integrantes do coral Vozes do Prado, que há 25 anos preserva esta atividade cultural, fizeram uma representação teatral em meio a belíssimas canções italianas. 

Fonte: Assessoria FenaMassa





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.