Salada Mística
15-10-2012

FenaMassa tem primeiro final de Semana movimentado

Os dias 13 e 14 de outubro tiveram diversas atrações da FenaMassa pela cidade de Antônio Prado.
Os dias 13 e 14 de outubro foram repletos de atrações da FenaMassa pela cidade de Antônio Prado.
Na tarde do sábado, o palco do festival, com platéia lotada, contou com as apresentações do Coral Vozes do Prado, Musical com Alexandre Lucena, Espetáculo “Dizeres”, com a Cia de Dança de Caxias do Sul, Voz e violão com Willian Lovison e Nelsa Ferri e o Teatro Salada Mística – A Terapia Musical do Riso.
Já às 23h, no Centro Municipal de Eventos de Antônio Prado, aconteceu o Show com a Banda Reação em Cadeia, uma parceria entre A Firma Entretenimento e FenaMassa, com apoio da CIC Jovem Empreendedor.
No domingo de sol, com participação intensa da comunidade e grande fluxo de turistas, o palco da FenaMassa contou com as participações do Coral Cantar é Viver, Show humorístico Vanti in Drio, acústico com Mari Mussoi e Grupo Quero Quero, que ao final de sua apresentação proporcionou um verdadeiro baile na Praça Garibaldi.

Come Sti Anni

Uma das atrações mais movimentadas deste domingo foi o Come Sti Anni - expressão do dialeto italiano da região do Vêneto, que significa "Como antigamente". A atração consiste em reviver os costumes dos imigrantes italianos por meio de demonstrações de técnicas e trabalhos produzidos por artesãos, jogos tradicionais como mora e quatrilho e degustação da culinária típica.
O Come Sti Anni foi realizado na Casa Dona Zilba, que abriga a história dos familiares de Zilba Grazziotin, filha mais nova de uma família de imigrantes italianos, falecida em 2010. Durante sua vida, Zilba preservou móveis, objetos e documentos pertencentes à sua família há mais de um século, e desde 2011, este acervo encontra-se disponível à visitação diariamente.
A residência, construída em 1896, faz parte do acervo da cidade tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e atualmente abriga a secretaria de Turismo de Antônio Prado
Na sala de entrada três integrantes da Associação dos Artesãos demonstravam trabalhos com palha e bordados. A presidente Simone Schiochet Viali conta que o aprendizado se deu a partir de mães e avós, que bordavam os enxovais ainda à luz de lampiões.
Na cozinha era possível acompanhar o preparo de pratos como polenta e radicci cotti e degustá-los junto com pão caseiro, salame e queijo. Vilma de Vargas Marin era uma das visitantes do Come Sti Anni. Descendente de italianos, veio de Caxias do Sul especialmente para conhecer a FenaMassa. “Estou achando ótimo, é uma surpresa chegar aqui e poder acompanhar o preparo da comida como era feita antigamente”. Vilma destacou também o Museu da Massa, com detalhes que mostram desde o plantio do trigo até a farinha pronta para o consumo.

Fonte: Assessoria FenaMassa


Coral Vozes da Imigração
Vanti in drio
Coral Cantar é viver
Grupo Quero Quero



A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.