Pierangelo Tamiozzo e Gessi Sotoriva nas oficinas
16-11-2015

De Vicenza para Fenamassa

   Uma parceria entre a FenaMassa, o Projeto Memória, o Cibrap, a Solaris Corretora de Seguros e o Mercado Venturin trouxe de Caldogno – Vicenza, Itália o cantor, compositor e professor de música, Pierangelo Tamiozzo para participar da FenaMassa 2015, em Antônio Prado.

   O convite foi feito ainda em 2014 pelo Projeto Memória de Antônio Prado, quando foi realizado a assinatura do gemellaggio entre as cidades de Rotzo e Antônio Prado. Na ocasião Pierangelo cantou canções folclóricas da cultura do Altopiano di Asiago, local onde se encontra as sete cidades Vicentinas com origens cimbras.

   Pierangelo veio pela primeira vez ao Sul do Brasil, chegou no dia 12 de outubro e cumpriu uma agenda organizada pela comissão da FenaMassa e pelo Projeto Memória.
Dentre as participações, Pierangelo visitou no interior a Escola de Santana e na cidade a Escola João XXIII. Na FenaMassa realizou dois shows, um no dia 12 e outro no dia 17, com a participação especial do argentino Alejandro Brittes.
 
   No mesmo dia se apresentou na Capela de São Roque, em homenagem a comunidade cimbra que imigrou de Rotzo, com a participação do grupo de danças da professora Maria Luiza Rech Ravanello. Após o evento não faltou a boa gastronomia, onde foi servido um apetitoso churrasco organizado por José Tondello e pela comunidade de São Roque.
   Pier participou também da Confraria de Pedro Ernesto Denardin, cantando ao vivo na Rádio Gaúcha e no palco principal da Confraria. Participou de duas entrevistas na Rádio Solaris, com destaque ao programa La Montanara que preserva as origens da língua talian.
 
   No domingo (18), na parte da tarde participou da oficina gastronômica com duas receitas da localidade de Rotzo: a considera e o nhoque. O nhoque de batata foi realizado ao vivo na oficina, sendo servido com três opções de molhos: sálvia com manteiga; canela com açúcar e molho de tomate com queijo; todas as três receitas levam óleo de oliva.

   À noite no show do grupo Elton Saldanha foi convidado para cantar a música Mérica, Mérica, juntamente com o grupo e outros cantores da cidade.

   Segundo o coordenador do Projeto Memória, Fernando Roveda – foi uma oportunidade importante, pois conseguimos realizar o intercâmbio cultural entre a terra de origem dos imigrantes italianos diretamente para o evento da FenaMassa, tanto com a música como com a gastronomia, além de promover a união das duas comunidades, mantendo laços de fraternidade e amizade, entre o povo do Brasil e o da Itália, em especial com Rotzo e Antônio Prado.



Alejandro Brites e Pierangelo Tamiozzo – FenaMassa
Escola João XXIII
Escola de Santana



A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.