Sorridente e um pouco tímida, Lourdes Irene Andretta Tondello, 76 anos, recebe os pradenses e os turistas, no atelier montado na praça Garibaldi, no Centro Histórico da cidade. A personagem integra o festival desde a primeira edição em 2012, e é uma das figuras mais queridas da FenaMassa.
No atelier ela expõe artesanato, e conversa com os visitantes. A voz tranquila e o belo sorriso atraem a atenção dos turistas, que fazem questão de tirar fotografias e conhecer um pouco mais da história de Antônio Prado.
A nona que morou desde que nasceu na área rural da cidade, e cozinha desde os dez anos, afirma que o festival além de proporcionar receitas deliciosas, também é essencial para que os pradenses mantenham viva a tradição italiana.
O Festival da Massa, para a nona, é um momento de integração, de mostrar aos turistas a história dos antepassados, e de Antônio Prado.
O turista além de conhecer o Centro Histórico de Antônio Prado, composto de 48 casas tombadas que formam o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana, tem a opção de conhecer as belezas do interior da cidade.