08-08-2012
Casa Dona Zilba abre as portas durante Fenamassa
Projeto da Secretaria de Turismo permite reviver os costumes dos imigrantes italianos.
Atração confirmada para a FenaMassa, o projeto Come Sti Anni – expressão do dialeto italiano da região do vêneto, que significa “Como antigamente” – será realizado nos dias 14 e 20 de outubro, das 10h às 14h, em Antônio Prado.
A realização consiste na abertura para visitação da Casa Dona Zilba, que abriga a história dos familiares de Zilba Grazziotin, filha mais nova de uma família de imigrantes italianos, falecida em 2010. Durante sua vida, Zilba preservou móveis, objetos e documentos pertencentes à sua família há mais de um século, e desde 2011, este acervo encontra-se disponível à visitação diariamente.
A residência, construída em 1896, faz parte do acervo da cidade tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e atualmente abriga a Secretaria de Turismo de Antônio Prado
Nas datas, que fazem parte do Festival Gastronômico da FenaMassa, a casa estará aberta aos visitantes e movimentada no sentido de reviver a tradição da imigração italiana. Além de conhecer o interior da construção e sua arquitetura, os visitantes poderão apreciar demonstrações de técnicas e trabalhos produzidos por artesãos, de grupos reunidos para jogar mora e quatrilho e também será oferecida uma degustação da culinária típica, composta por pratos como brodo preparado no fogão à lenha, polenta, queijo, biscoitos, café, entre outros.
Fonte: Assessoria FenaMassa