O símbolo da região do Vêneto foi esculpido em pietra di Vicenza pelo artista italiano Enrico Pasquale, que apresentou pessoalmente a obra de arte. O Leão deve durar centenas de anos
Em seguida à assinatura dos Gemellaggios, foi inaugurado na Praça Garibaldi o Leão alado de San Marco, que é símbolo da região italiana do Vêneto. O leão foi encomendado ao escultor italiano Enrico Pasquale, que apresentou a obra pessoalmente. “Me sinto privilegiado por trazer um pedaço da Itália para o Brasil”, comemora Pasquale.
O leão foi esculpido em pietra di Vicenza (uma pedra típica da comune de Vicenza) na cidade italiana de Chiampo e deve durar centenas de anos. Pasquale esculpe há mais de duas décadas e aprendeu a arte com seu avô. Este é o segundo leão que ele exporta para o Brasil. O primeiro foi colocado em Flores da Cunha. Outras três obras devem ser inauguradas em Sobradinho, Ilópolis e Santa Teresa. “O leão representa a força, a coragem e a determinação de Veneza, que sempre foi uma cidade símbolo da paz e da arte”, explica Raffaele Trombetta, embaixador da Itália. “Quando nossos bisavós deixaram a Itália, muitos passaram por um Leão de San Marco. Este símbolo torna viva a lembrança do desafio enfrentado por eles ao partirem para outro continente. Também representa o que queremos como comunidade: preservar nossa cultura e honrar nossa descendência”, afirma Nilson Camatti, prefeito de Antônio Prado.
A inauguração do Leão de San Marco faz parte do projeto Leoni Nelle Piazze, que tem o objetivo de instalar em cidades de colonização italiana, a escultura do leão alado, símbolo da região do Vêneto, de onde partiram a maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil no século passado.