ATRATIVOS DO FESTIVAL

01

CENTRO HISTÓRICO


Uma viagem no tempo por meio da cultura. A cidade que encanta traz um cenário bucólico, com casas de madeira e alvenaria, construídas entre os séculos 19 e 20.

São 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que juntamente com a paisagem formam o Centro Histórico de Antônio Prado, cenário do Festival Nacional da Massa - FenaMassa.

Um pedacinho da Itália no Brasil, que se apresenta em belas construções e detalhes como os lambrequins, enfeites dos berais das casas entalhados em madeira, que deixam os visitantes deslumbrados.

O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria, que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1989, com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. É o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil, sendo considerado de suma importância para a preservação da cultura e identidade nacional. 


Antônio Prado tem como ponto forte a cultura herdada dos imigrantes italianos, através das construções, da gastronomia, do vestuário e do dialeto Vêneto. A cidade busca valorizar não só o patrimônio material, mas também a cultura popular através do patrimônio imaterial. As manifestações culturais, o dialeto falado diariamente pelos moradores e o artesanato, fazem parte do dia a dia dos moradores locais, preservando assim, os costumes e os antigos hábitos dos imigrantes.Com aproximadamente 14 mil habitantes, Antônio Prado é uma cidade que encanta a todos que por ela passam, onde, os dias são sempre italianos.







A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.