8 de setembro de 2025
Lançamento da pedra fundamental ocorreu no dia 06 de setembro
O Presidente da CIC, Hermes Fochesato, participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do monumento que celebra os 150 anos da imigração italiana, que será inaugurado no mês de novembro, durante a 9ª edição da FenaMassa.
A escultura será construída diante da entrada principal da cidade, junto ao pórtico. Ela representa a partida da terra natal na Itália e chegada ao Rio Grande do Sul, em especial, à Antônio Prado.
Confeccionada pelo escultor Vinicius Ribeiro, a obra terá 2,20 metros de altura, 2,5 metros de largura e 70cm de profundidade, além de ser assentada em uma base com 1,5 metros de altura.
O trabalho é desenvolvido pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro (CIBRAP), Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural (ADESP) e Prefeitura de Antônio Prado.

Fonte: CIC Antônio Prado.
Com recordes de público, mais de 55 mil pessoas, e atrações inéditas, evento confirma o vigor das tradições e o charme de uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo, segundo a ONU A 9ª edição do Festival Nacional da Massa (FenaMassa) confirmou, mais uma vez, que Antônio Prado não apenas preserva suas raízes italianas, mas ... Ler mais
No sábado, Diogo Baldin sagrou-se bicampeão ao comer 160 unidades em duas horas. Nos seis dias de evento foram vendidas quase 20 mil refeições, quase 3, 6 toneladas de massa Em uma disputa marcada por animação, tradição e muito apetite, Diogo Baldin garantiu, no último sábado (15), o bicampeonato do concurso mais inusitado da FenaMassa ... Ler mais
Mais de 18 mil pessoas passaram pelo evento no primeiro final de semana em Antônio Prado, que celebra a cultura italiana com 50 tipos de massas, música, arte e tradições O primeiro final de semana da 9ª FenaMassa – Festival Nacional da Massa confirmou que Antônio Prado vive intensamente sua herança italiana. Realizado entre os ... Ler mais