Fusilli com calda de frutas vermelhas
09-06-2015

Massa como sobremesa é tendência gastronômica e já ganha adeptos em todo Brasil

Você já experimentou comer algum tipo de massa como sobremesa? Se a resposta for negativa, não se assuste! Você está entre uma grande parcela de brasileiros que ainda não têm o costume de degustar um dos principais pratos italianos de maneira diferente.

Conforme o chef Felipe Anziliero, coordenador do Comitê de Eventos Gastronômicos da FenaMassa 2015 – Festival Nacional da Massa – os profissionais da cozinha estão desenvolvendo novos menus com essa tendência. “Essa prática surgiu há mais ou menos dois anos. O objetivo é despertar o interesse das pessoas a sentirem sensações novas”, explica.

Ainda segundo Felipe, as sobremesas com massa harmonizam principalmente com espumantes e cervejas mais doces. São receitas simples e fáceis, com baixo custo. “Sem dúvida é possível fazer em casa para os amigos”, enfatiza Felipe.

A exatamente quatro meses do início da FenaMassa, o chef lembra que cursos e workshops antes do festival são oferecidos ao público em geral. “Ensinamos o manuseio e a preparação de pratos com esse ingrediente. O diferencial ao se fazer uma sobremesa desse tipo é que a massa é neutra, então podemos brincar com os molhos de várias formas”, completa. Frutas, caldas e chocolate podem ser utilizados como acompanhamentos. Confira abaixo duas receitas exclusivas do chef Felipe Anziliero.

Cursos de qualificação
Em 2015 são quatro modalidades diferentes de cursos abertos ao público. Mais informações no link http://bit.ly/1BU9nSw. As inscrições podem ser feitas pelo email eventos@cicaprado.com.br, pelo telefone (54) 3293-1609 ou na CIC de Antônio Prado (Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj. 302). As vagas são limitadas. A FenaMassa 2015 ocorre de 9 a 12 e de 16 a 18 de outubro, no Centro Histórico de Antônio Prado.


Receitas

PENNE DE CHOCOLATTE COM FRUTAS FLAMBADAS

500g penne de chocolatte (Pastifício Giulian)
30g de manteiga
200g de damasco picado
100g de uvas passas
80g de nozes
Suco de 6 laranjas
Licor contreau

MODO DE PREPARO
Derreta a manteiga e incorpore as frutas, em seguida com a frigideira bem quente adicione uma dose de licor e flambe. Adicione o suco das laranjas e reduza até que o molho fique consistente (aveludado) e desligue o fogo. Cozinhe a massa, escorra, misture com o molho e sirva.

FUSILLI COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

500g de fusilli
150g açúcar
200g morango
150g framboesa
100g amora
200ml água (se necessário)
Raspas de chocolate

MODO DE PREPARO
Em uma panela adicione as frutas, o açúcar e metade da água. Deixe cozinhar até que fique com a consistência de uma calda mais espessa. Cozinhe a massa com uma pitada de sal, escorra e coloque a calda por cima. Decore com as raspas de chocolate.



Penne de chocolatte com frutas vermelhas



A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.