EDIÇÕES ANTERIORES

2012 - 1ª Edição


A 1ª edição do Festival Nacional da Massa – FenaMassa – ocorreu de 11 a 14 e de 19 a 21 de outubro de 2012. Participaram 20 entidades de Antônio Prado, totalizando mais de 50 pessoas organizadas em comitês, que trabalharam voluntariamente em ações durante todo o evento.

Ao longo do ano, foram oferecidos 20 cursos de qualificação, como curso Garçom - a arte de servir, Boas Práticas de Fabricação, Massas & Molhos, Atendimento - Comprometimento Individual, Responsabilidade Compartilhada e História da Massa e Hospitalidade. Cerca de 400 pessoas receberam capacitação.
Foram realizados 10 eventos nas comunidades Santo Antônio - Linha Gomercindo (Ipê), Salão da Gruta Natural, Capela de Monte Bérico - Linha 21 de Abril, Clube União, Restaurante Nellos, Capela Saúde - Linha Silva Tavares, Capela Santo Isidoro, Nossa Senhora de Caravággio - linha 30, Comunidade do bairro Aparecida, Capela Nossa Senhora do Rosário - Linha 21 Alto. Na programação cultural procurou-se contemplar tanto atrações locais como em oferecer ao público uma variada gama de espetáculos de teatro, música e dança.

As 12 oficinas realizadas no evento aconteceram no Atelier da Nona, montado na Praça Garibaldi e tiveram como objetivo mostrar aos visitantes como são executadas as receitas tradicionais de forma artesanal, destacando sua importância sociocultural e econômica em Antônio Prado, bem como despertar a curiosidade das novas gerações para a preservação destas receitas como patrimônio imaterial.

Na 1ª edição houve 22 expositores de massas, sucos, vinhos, doces e produtos coloniais, os quais tiveram a sua disposição o espaço para degustação e comercialização de seus produtos, bem como mesas onde os turistas puderam acomodar-se. 

O turista além de conhecer as belezas do Centro Histórico de Antônio Prado, composto de 48 casas tombadas que formam o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana, teve a opção de conhecer as belezas do interior de Antônio Prado. A FenaMassa ofereceu um passeio turístico com a duração de 2 horas com um roteiro pelo Moinho Colonial Francescatto, Santuário de Nossa Senhora de Monte Bérico, Ferraria Marsílio e encerrando na Pérola da Terra Produtos Orgânicos, com degustação e comercialização de produtos.


FenaMassa 2012
FenaMassa 2012
FenaMassa 2012